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5 lições de marketing das multinacionais

25.08.2015

 

 

1. Construa sua marca desde o começo


Uma das maiores batalhas dos marqueteiros é convencer a empresa de que marketing não é custo, mas sim investimento. E investimento da mais alta relevância - afinal, o maior patrimônio de qualquer empresa é sua marca. Ela vale muito mais do que os produtos ou serviços ofertados. Vale muito mais do que o atendimento prestado aos seus clientes. Supera, de longe, todo e qualquer investimento que for feito visando o crescimento. Ela é a imagem gráfica de todos os seus valores e princípios. Ela precisa representar os mais nobres e sinceros votos de promessa de sua empresa para com os seus clientes, fornecedores, pares e concorrentes. Essa imagem deve ser perene, sólida, constante, persistente, firme e honesta. Para que isso seja alcançado, o empreendedor deve seguir sempre firme em seu propósito, desde o primeiro dia, não se desviando de sua estratégia de negócio.

 

2. Conquiste a solidez passo a passo


Em um primeiro momento, pode parecer simples gerenciar a marca de sua empresa. Mas, no dia-a-dia, esse exercício irá requerer esforço e concentração, para não perder o foco. Creio que o primeiro passo seja começar pequeno, simples, mas absolutamente focado, com o objetivo de transformar sua empresa em benchmark. Seria interessante buscar a habilidade de um profissional de marketing que o ajude na construção de uma marca sólida. Criem juntos uma estratégia de longo prazo, com etapas a serem atingidas, mas dando um passo por vez. Muita gente acredita que marketing esteja relacionado a investimentos vultosos. Mas, antes de chegar a esse nível, o marketing deve comunicar a integridade do que é sua empresa. Sua marca deve ser bem administrada e realizar um trabalho contínuo de busca de conhecimento sobre seu cliente. Aproxime-se do seu cliente. Fale com ele. Pergunte sobre seus gostos. Questione o que acha de seu produto, de seu serviço, de seu atendimento. E ouça, ouça muito, o que ele tem a dizer. Ele trará a maior parte das soluções aos seus desafios e inquietudes.

 

3. Fale a verdade, sempre


Errou? Assuma! Acertou? Agradeça com humildade! Crie vínculos verdadeiros com seus parceiros e clientes. Isso reforçará a imagem de sua marca e, creia, isso vale mais do que milhares de dólares investidos em publicidade. Uma marca que sabidamente esteja atrelada à corrupção, negócios ilícitos, relações enganosas, falta de qualidade no produto ou serviço e/ou injusta relação custo-benefício para com o cliente não se sustentará no longo prazo, mesmo com milhões de dólares investidos em propaganda.

 

4. Comece pequeno, focando em quem importa


Quando se tem poucos recursos financeiros, especialmente no início de um empreendimento, a busca pelo canal de comunicação mais acertado torna-se um processo desafiador. Mas esse processo deve gerar entusiasmo e trazer prazer. Em todos os ramos de negócio, existem canais baratos e bons de comunicação, que podem ser explorados nesse começo. Quer um marketing barato e assertivo? Fale com seu cliente. Ouça suas opiniões. Faça com que ele se sinta valorizado e bem atendido. Ele falará de você e de sua empresa para amigos, familiares, colegas. Quem sabe até poste algo positivo em seu site ou em outra mídia social.

 

5. Obedeça às seis regras das marcas sólidas


a. Tenha claramente definidos os princípios e valores que pautarão seu negócio
b. Represente esses valores com honestidade, comprometimento e ética
c. Faça com que sua marca seja uma força motivadora para todos aqueles que tenham uma relação de trabalho ou comercial com ela
d. Faça com que sua marca seja o parâmetro a ser seguido
e. Sua marca deve refletir o propósito de sua empresa e espelhar o que sua empresa oferece
f. Sua marca precisa ser comunicada, ser vista e ser notada

 

Fonte: http://revistapegn.globo.com/

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