Entenda os benefícios da metodologia TPM e como vai aumentar a produtividade da sua empresa

 

A TPM, Manutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenace) é um conjunto de atividades cujo compromisso está voltado para os resultados positivos dentro da empresa ou indústria. Com objetivo de atingir eficácia máxima no sistema de produção e assim, maximizar o ciclo total de vida útil dos equipamentos com aproveitamento dos recursos existentes. Em seu teor, é uma mudança na frase “eu opero, você conserta” para “eu e você produzimos”.

 

História

 

Antes da metade do século passado as empresas trabalhavam no conceito de manutenção corretiva, ou seja, era realizado conserto após falha da máquina ou equipamento. Observaram que isso apresentava um custo elevado e um obstáculo para uma melhoria de qualidade.

O surgimento da manutenção corretiva se deu nos Estados Unidos, porém a TPM teve a primeira aplicação no Japão. As empresas de automotivos foram as pioneiras a introduzirem a manutenção preventiva por toda a fábrica. Com o aumento da automação no processo produtivo, a demanda de manutenção elevava-se consideravelmente, necessitando de uma equipe maior, sendo assim, gerando mais gastos e diminuindo os lucros.

Pensando nisso, buscou-se mais estratégias que vislumbravam uma maior eficiência da manutenção produtiva baseado na participação dos membros da empresa e respeito individual, por meio de um sistema compreensivo que juntasse a manutenção preventiva (origem Americana) e a manutenção autônoma (reparo feito pelos operadores das máquinas), surgindo então a Manutenção Produtiva Total.

 

Metodologia 5S

 

Para que a Metodologia TPM faça efeito dentro da empresa, é necessária uma fundação para sustentar seus pilares. Dentre as muitas ferramentas que podem ser usadas pra implantar um sistema de qualidade numa empresa ou instituição, encontramos o Programa 5S. Esse é o ponto de partida, além de um requisito básico para o controle da qualidade, uma vez que proporciona vários benefícios ao setor. A ordem, a limpeza, o asseio e a autodisciplina são essenciais para a produtividade.

O conceito do da Metodologia 5S surgiu no Japão nas décadas de 50 e 60, após Segunda Guerra Mundial no qual os conceitos começam com a letra S e eles são:

  1. Seiri – Senso de utilização: Separar o útil, eliminando o desnecessário;

  2. Seiton – Senso de arrumação: identificar, arrumar e guardar tudo;

  3. Seisou – Senso de limpeza: Limpar o local e deixar em perfeitas condições de funcionamento;

  4. Seiketsu – Senso de higiene: Manter condições de trabalho favoráveis a saúde física e mental de todos;

  5. Shitsuke – Senso de Disciplina: Desenvolver o hábito de observar, seguir normas, regras e procedimentos.

 

Metodologia TPM

 

Pilares TPM

 

A TPM é Formada por 8 pilares e cada pilar possui sua importância em particular, porém todos são importantes, o conjunto pode ser prejudicado caso um dos pilares não seja alavancado, sendo assim cada um possui sua funcionalidade, estas são:

 

Manutenção Autônoma 

Pilar que tem como característica capacitar, dentro da empresa ou indústria, os funcionários em pequenos grupos, denominados Grupos Autônomos.  Sua principal função é cuidar dos seus equipamentos, identificar as perdas e implementar melhorias.  Durante as inspeções dos equipamentos, é realizada a identificação de problemas ou inconveniências a fim de serem solucionados assim que houver uma parada planejada;

 

Manutenção Planejada

Pilar que pretende uma melhoria na eficiência do departamento de manutenção, eliminando e prevenindo as quebras dos equipamentos e para isso é necessária uma melhor eficiência da inspeção e do diagnóstico, uso adequado do maquinário até o seu limite e desenvolvimento dos padrões de manutenção;

 

Manutenção da Qualidade

Esse pilar visa garantir a qualidade dos produtos no processo produtivo e atingir a meta de zero defeito. A garantia de qualidade no processo elimina, além das reclamações de clientes, o número de homens-hora utilizados para inspeção dos produtos;

 

Educação e Treinamento

O conhecimento e a compreensão da metodologia TPM são essenciais para o funcionamento de todos os seus pilares, ou seja, nenhum dos outros pilares descritos caminha se o funcionário não estiver buscando melhoras no seu desempenho e estiver ganhando novos conhecimentos;

 

Melhorias Específicas

 Tem como principal objetivo atacar as grandes perdas da empresa. A sua metodologia consiste em identificar a maior perda de um equipamento ou de um processo, seja ele produtivo ou administrativo, atacá-la sistematicamente até que a perda seja zerada. Esse pilar necessita de bastante atenção dos membros e deve ser realizado em grupo e assistida de preferência por especialistas;

 

Controle inicial

Visa direcionar o conhecimento prático adquirido através da TPM no desenvolvimento e aquisição de novos equipamentos, fazendo com que eles atinjam seu desempenho máximo mais rápido, com uma melhor adaptação e, por consequência, traz uma manutenção mais simples e eficiente, já que envolve os funcionários na análise e instalação das máquinas;

 

Segurança, saúde e meio ambiente 

Para tornar o local de trabalho mais eficiente e produtivo, é necessário criar um ambiente saudável e com bem estar para os membros, eliminando os riscos de segurança e de saúde visando a não ocorrência de acidentes;

 

Administrativo

Consiste na aplicação das técnicas também nos processos administrativos, eliminando desperdícios na esfera gerencial, permitindo um melhor apoio à produção com agendamentos, processamentos de pedidos e aquisição de novos equipamentos mais eficientes.

 

Objetivos TPM

 

Como já vimos anteriormente, a TPM é capaz de melhorar a estrutura da empresa, tanto na relação de aspectos humanos e em termos materiais. Os 3 principais objetivos básicos são: Quebra Zero; Defeito Zero; Acidente Zero que só podem ser atingidos com uma implementação de uma cultura organizacional voltada para garantir a integração entre homem, equipamento e produtos.

 

O que a TPM não é 

  • Um programa de manutenção, pois engloba toda a empresa para cooperar e colocar as ações em prática;

  • Um evento ou workshop sendo comumente atrelado a apenas uma palestra, mas até ser colocado em prática não é possível entender o real processo do TPM e o que se pode aprender com ele;

  • Uma maneira de eliminar quaisquer áreas especializadas em manutenção, área técnica etc.;

  • Para tornar operadores de máquinas em técnicos em manutenção.

 

Erros na aplicação do TPM

 

Área de manutenção sobrecarregada: Devido o domínio da equipe de manutenção sobre as técnicas e características dos maquinários e equipamentos, a equipe de manutenção se sobrecarrega com a responsabilidade de fazer o TPM sem exigir que os outros setores se comprometam em participar ativamente. 

Foco nos sintomas: Problemas técnicos em equipamentos são tratados de maneira relapsa ou superficial nos acidentes, o que impede diagnósticos mais eficientes. 

Indisponibilidade dos equipamentos para reparo: Para que problemas sejam corrigidos é necessário em boa parte deles que não estejam operando. Há uma grande diferença entre parada planejada e acidental, sendo que o primeiro consegue de forma que os impactos existentes possam ser gerenciados previamente. Deixar máquinas funcionarem até parar não permite esse gerenciamento, afinal, nunca sabemos quando isso irá acontecer.

Sem planejamento Top-Down: Não envolver a direção da empresa no programa fazendo com que a implementação não atinja todos os níveis e atividades planejadas não são devidamente executadas, ocorrendo muitas vezes a associação da TPM como apenas um Workshop ou evento.

 

Benefícios do TPM

 

Tokutaro Suzuki em seu livro divide os benefícios em duas categorias: os tangíveis e os intangíveis. Aqui são alguns exemplos e dados adquiridos na implementação em algumas organizações:

 

Tangíveis:

  • Aumento da produtividade líquida de 50% a 100%;

  • Quedas de paradas repentinas em 90%;

  • Aumento global da eficiência da planta de 50% a 100%;

  • Quedas de 90% nos defeitos de processos;

  • Quedas 75% de reclamações de clientes;

  • Redução dos custos de produção em até 30%;

  • Produtos e inventários de trabalho em processo (WIP) equilibrados;

  • Aumento das sugestões de melhorias por parte dos funcionários de 5 a 10x.

 

Intangíveis:

  • Autogestão dos funcionários, no qual os operadores cuidam dos seus próprios equipamentos sem direcionamentos;

  • Estabelecimento da autoconfiança e atitude dos colaboradores para redução das paradas e defeitos;

  • Local de trabalho limpo, organizado e alegre;

  • As pessoas que visitam uma planta com TPM ficam com a imagem de uma companhia altamente organizada;

  • Tendência ao aumento no número de pedidos.

 

Como A TM Jr. auxilia nos pilares da TPM

 

Como vimos anteriormente, a implementação da TPM exige muita coordenação e necessidade de um plano de ação que seja eficaz no bom funcionamento dos equipamentos. Sendo assim, a TM Jr. apresenta serviços que podem ajudar na hora de executar a TPM na sua empresa:

Um bom plano de manutenção é responsável direto pela disponibilidade dos ativos, tem uma importância capital nos resultados da empresa. Esses resultados serão melhores quanto mais eficaz for a Gestão da Manutenção. O nosso Serviço de Gerenciamento de Manutenção irá fornecer um plano de ação para que sua empresa atinja os pilares de Manutenção de Qualidade e Manutenção Planejada sejam alcançados mais facilmente.

As Normas Regulamentadoras (NR) são relativas à segurança e saúde do trabalho, obrigatórias pelas empresas privadas, públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta. A NR 12 define referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde, a integridade física dos trabalhadores, além de estabelecer requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, portanto, atingindo justamente o pilar de segurança, saúde e meio ambiente.

A TM Jr. oferece serviços de qualidade a um preço abaixo do mercado, que pode ser seu primeiro passo para obter esses benefícios. Estamos sempre dispostos a ajudar você, empreendedor, a melhorar a sua empresa. Gostaria de conhecer mais os nossos serviços? CLIQUE AQUI!

 

 

 

 

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