A TM Jr. desde 2007 atua na área de engenharia mecânica, com reconhecimento através de premiações e clientes satisfeitos.

Acompanhe nossas redes sociais:

© Copyright - TM Jr. 2018 

  • 005-facebook
  • 2000px-Instagram_logo_2016.svg
  • 002-linkedin
  • 001-google-plus

Manutenibilidade - Entenda sua Importância no Processo de Manutenção

07.11.2019

Conceito

 

 

     Com as palavras da NBR 5462, mas desta vez especificamente em referência ao desempenho do item (equipamento, subsistema, componente ou sistema, individual ou coletivo): 

 

 

“Capacidade de um item ser mantido ou recolocado em condições de executar suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas, quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante procedimentos e meios prescritos.” Parágrafo 2.2.7. 

 

        Na mesma norma, há outro conceito para a mesma palavra, ao tratar-se das medidas a essa função: 

 

“Probabilidade de uma dada ação de manutenção efetiva, para um item sob dadas condições de uso, poder ser efetuada dentro de um intervalo de tempo determinado, quando a manutenção é feita sob condições estabelecidas e usando procedimentos e recursas prescritos.” Parágrafo 2.14.1. 

 

 

      Manutenibilidade ou “mantenabilidade” é simplificadamente - além dos conceitos técnicos oferecidos pela NBR 5462 – o grau de facilidade que um sistema, uma instalação ou um equipamento possui para uma execução de um processo de manutenção. 

 

 

Vantagens 

 

     Execução de manutenções é indispensável e praticamente inevitável em todo equipamento. Manutenções preventivas e corretivas, principalmente, interferem no processo, comprometendo a sua continuidade. Contudo, as empresas necessitam ser competitivas e, então, e manter contínua a sua produção. 

 

    Objetiva-se, portanto, pela manutenibilidade, a simplificação e redução do tempo previsto para a manutenção, otimizando a disponibilidade do equipamento e reduzindo seu downtime (tempo parado) e a maximização do processo de produção. 

 

   Espera-se também deixá-lo sob as condições operacionais normais pelo seu período de funcionamento, eliminando falhas de envelhecimento ou desgaste com praticidade. 

 

 

Ações e melhoria

 

Característica 

 

    Em muitos casos, a manutenibilidade está relacionada ao projeto do equipamento e planta industrial, mas também abrangem diversos detalhes. 

 

   Atrelada ao layout, a acessibilidade de um item ou componente de um equipamento ou sistema, influencia a facilidade de manutenção. O tempo de reparo é aumentado caso tenha um difícil acesso, além de penalizar os mantenedores em esforços desnecessários e possíveis riscos pessoais de segurança. Desse modo, em um projeto, é preciso estar atento à: distância, instalação e localização de peças; frequência de abertura, frequência de manutenção ou visualização das atividades; EPI’s, periculosidade provável e tipos de ferramentas utilizadas para a operação. O treinamento e capacitação dos funcionários também são muito importantes à manutenibilidade. Por exemplo, é necessário pensar na posição e na facilidade de visualização do mantenedor em uma operação do projeto. 

 

  Há também a questão da intercambiabilidade, relacionada também ao projeto do equipamento: possibilidade de utilização de um item, componente ou produto no lugar de outro, sem necessidade de adaptação ou ajustes para satisfazer requisitos necessários. Assim, facilita o conhecimento dos equipamentos pelos trabalhadores, gera menos procedimentos de compra e espaço de armazenamentos. 

 

   A padronização uniformiza e agiliza a prática de manutenção, podendo ter a frequência reduzida, facilitando a busca dos componentes necessários. Com essa regularização, a retirada de uma peça de um equipamento ao outro é possível em casos emergenciais e evita-se a aplicação de componentes incorretos. 

 

   Sobressalentes – peças, componentes, acessórios ou itens de reserva para substituição de outro usado ou defeituoso – são também importantes para a manutenibilidade, ainda mais quando alguns são específicos demais ou até mesmo exclusivos a um equipamento; portanto, necessitando da ajuda do fabricante, por exemplo, rotores de bombas centrífugas, conjuntos rotativos de turbinas a vapor, plugs de válvulas de controles e outros. Com isso, há maior facilidade de manutenção e disponibilidade do equipamento, e menor tempo de espera da peça. A compra inicial, juntamente com o equipamento, pode ser mais barata do que separadamente em ocasiões posteriores. Sugere-se uma análise da equipe de manutenção ao comprar um sobressalente a um fabricante, pois é devido evitar a aquisição de itens desnecessários. 

 

  Uso de guindastes ou empilhadeiras para movimentação de cargas e instalação é recomendado, pois muitas vezes, ao se pensar em economia de espaço, poderá haver casos de problemas de manutenibilidade por congestionar a instalação dos equipamentos, apesar da existência de normas e padrões para projetos sobre isso. 

 

 

Ciclo

 

   A manutenibilidade pode ser elevada com a prática de fatores cíclicos na manutenção. Um procedimento de documentação do passo a passo de ações repetitivas, sistemáticas e constantes de manutenção pode ser feito, com mais detalhes possíveis. 

 

  A partir disso, as habilidades dentro da equipe devem ter um desenvolvimento e as informações desse procedimento devem ser disseminadas entre ela. 

 

   Já que procedimento, desenvolvimento de habilidades e informações suficientes foram criados, pode-se antecipar situações no ambiente do trabalho, a fim de facilitar uma manutenção planejada previamente. Além disso, essas habilidades precisam ter constante treinamento, criando um hábito nos funcionários para atividades de manutenção mais facilitadas. Enfim, este ciclo se repete. 

 

 

 

   A manutenibilidade é um detalhe primordial da elaboração de um projeto, aplicável tanto de acordo com a atenção de seus criadores quanto da ação de seu futuro cliente e usuário. É uma peça fundamental para eficiência operacional de uma indústria, garantindo disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos. 

 

 

 

Tem alguma ideia de projeto, mas não sabe bem como executar? Contrate agora mesmo os nossos serviços e garanta um projeto com boa manutenibilidade. 

 

 

[SOLICITAR ORÇAMENTO]

 

 

Se interessou pelo assunto? Quer saber mais sobre manutenibilidade e demais áreas da engenharia? Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de cada detalhe! 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Destaque

Manutenibilidade - Entenda sua Importância no Proc...

07.11.2019

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon