A TM Jr. desde 2007 atua na área de engenharia mecânica, com reconhecimento através de premiações e clientes satisfeitos.

Acompanhe nossas redes sociais:

© Copyright - TM Jr. 2018 

  • 005-facebook
  • 2000px-Instagram_logo_2016.svg
  • 002-linkedin
  • 001-google-plus

SAIBA O QUE É UM PROJETO MECÂNICO E COMO ELE AJUDA VOCÊ A CONCRETIZAR SEUS SONHOS.

O QUE É UM PROJETO MECÂNICO?

Carros. Refrigeradores. Bombas hidráulicas. Elevadores.  Todos esses exemplos retratam as diversas situações nas quais os projetos mecânicos mostraram-se fundamentais para a contribuição no desenvolvimento e no avanço tecnológico da sociedade.

O carro foi idealizado para deslocar as pessoas de maneira mais prática e ágil. Os refrigeradores, de maneira geral, foram projetados para conservar a temperatura de um ambiente ou de algum objeto, de modo que as pessoas trabalhem com um conforto térmico ou até que o objeto mantenha a temperatura ideal para o seu funcionamento.

Em todos esses casos, você observa que há um fator em comum: Todos eles têm a finalidade de solucionar um problema existente na sociedade por meio de um dispositivo ou de um sistema mecânico. Isso é o que conhecemos como Projeto mecânico. Vamos conhecer mais um pouco sobre ele.

Podemos definir, desse modo, que um projeto mecânico é desenvolvido com a intenção de solucionar um problema através um equipamento mecânico. Indo além, ele pode ser elaborado para suprir uma necessidade em um processo produtivo ou até para otimizar um sistema de produção.

Vamos contextualizar em um breve exemplo: Durante o século XIII, em um período de ascensão das indústrias pela Europa, ficou bastante popularizado o uso de esteiras transportadoras, que conseguiam transportar grandes cargas em um curto período de tempo. Seu impacto foi bastante efetivo, de modo que ele é utilizado até hoje, porém, com as devidas alterações no produto original.  

Desse modo, o processo de produção industrial alavancou exponencialmente, por uma ideia que hoje pode parecer simples, mas naquela época foi uma ideia inovadora. Assim pode ser caracterizado um projeto mecânico, uma ideia que aparentemente surge para contornar uma dificuldade, porém em sua essência, ela traz um caráter de inovação e criatividade, de certo modo, pois propõe uma sugestão de mudança fora do convencional.

Os projetos mecânicos ocorrem basicamente de duas maneiras: Adaptação de sistemas mecânicos ou Desenvolvimento de produto.
 

Adaptação de sistemas mecânicos

            Nesse caso, o projeto não precisa necessariamente começar do zero. Ele será justamente adaptado em outro projeto mecânico já existente. No total, ele possui duas principais vantagens nesse aspecto. Primeiramente, pode ser feito qualquer tipo de adaptação em um sistema ou um dispositivo mecânico que tenha a finalidade de solucionar um mau funcionamento existente ou até mesmo um potencial risco de apresentar problemas futuramente. O engenheiro responsável irá observar em quais pontos ele não exerce sua função corretamente e irá providenciar uma adaptação para suprir essa necessidade.

Por outro lado, eles também podem ser adaptados para otimizar um processo ou o funcionamento de um mecanismo. Utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de engenhara mecânico, o engenheiro irá observar o atual quadro de funcionamento do dispositivo. Posteriormente, ele irá analisar e julgar quais adaptações será necessário para potencializar o funcionamento dessa máquina, sugerindo, desse modo, as devidas adaptações.
 

Desenvolvimento de produto

            Já nesse caso, o projeto será feito do zero. A pessoa irá repassar para um engenheiro mecânico sua ideia para elaborar o produto e será estudado, analisado a viabilidade e por fim será executada a ideia. A ideia irá sair do papel.

            Considerando o contexto em que estamos inseridos, de volatilidade e constantes adaptações, a melhor chance de ser uma pessoa de sucesso, será empreender de um jeito inovador. Já abordamos em outro conteúdo quais eram as tendências da engenharia mecânica, diante desse abrupto avanço tecnológico. Nesse cenário, a melhor alternativa é inovar.

            Nada melhor em inovação do que um produto proveniente basicamente de uma ideia criativa. Através do desenvolvimento de produto, você pode ser o diferencial no mercado através de uma solução inovadora. E ela será convertida em um produto final por meio de um projeto mecânico.

Portanto, saiba que um projeto mecânico, apesar de ser associado somente com as indústrias, não está longe de sua realidade. Suas ideias e anseios de se tornar um diferencial na sociedade pode concretizar-se por meio de um sistema mecânico.
            A TM Jr. Está disposta a te transformar em um verdadeiro inovador. Então venha conhecer melhor nosso serviço de Projetos mecânicos e saiba como você pode inovar dentro do seu mercado por meio de um projeto mecânico.

 

Please reload

Destaque

Manutenibilidade - Entenda sua Importância no Proc...

07.11.2019

1/10
Please reload

Recentes
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
gtag('config', 'AW-863630447');